O Herege Glorioso | Thea B. Van Halsema
- Marca: Clire
- Modelo: 9788562828461
- Disponibilidade: 2
-
R$ 30,99
A Reforma Protestante do século XVI legou-nos inúmeros exemplos de coragem, perseverança, amor e fé, e também muitos documentos confessionais, entre os quais estão a Confissão de Fé Belga (1561) e o Catecismo de Heidelberg (1563).
O autor da Confissão de Fé Belga foi um pregador fiel perseguido por causa de sua fé e fidelidade a Deus. Viveu a maior parte de sua vida como fugitivo. Seus perseguidores o consideravam um pregador herege e por isso o enforcaram.
Depois, a Providência de Deus reuniu três homens na cidade de Heidelberg, onde um príncipe pediu a um pregador eloquente e a um professor habilidoso que escrevessem uma confissão de fé. Foi então que surgiu o Catecismo de Heidelberg. As histórias por trás desses dois documentos históricos e o relato da vida dos seus autores, estão neste livro.
"Era o dia anterior a Pentecostes, 31 de maio de 1567, quando o carcereiro acordou Guido de Brès, às três da manhã, para lhe dizer que seria executado três horas mais tarde. Guido foi autorizado a dizer adeus aos outros prisioneiros, e fez isso com discreta alegria. ''Irmãos'', disse-lhes, ''esta manhã fui condenado à morte por causa da doutrina do Filho de Deus. Louvores sejam dados a Ele. Eu estou feliz. Nunca ousei pensar que Deus me daria tal honra''. Peregrin de la Grange, seu companheiro de ministério, foi executado primeiro. Quando chegou a vez de Guido, ele parou ao pé da escada para orar, mas não lhe permitiram terminar. De pé na escada, com a corda ao pescoço, ele rogou que fossem fiéis à Palavra de Deus que ele lhes havia pregado. Enquanto ainda falava, o carrasco recebeu um sinal e lançou sua vítima da escada".